03/04/2014 - 12:26
Angélica protagoniza “Flora Encantada” no VIVA
Novelinha, que estreia no canal dia 14, fala sobre ecologia para crianças e adolescentes
“Flora Encantada”,
novelinha que substituirá “Caça Talentos”, chega ao VIVA dia 14 de abril. Protagonizada por
Angélica, a história pretende estimular nas crianças o cuidado com a natureza, a curiosidade por novas descobertas, a cidadania e o respeito com as diferenças. Exibida pela TV Globo em 1999, a trama era parte do programa de auditório
“Angel Mix”, comandado pela apresentadora. Inspirada nas histórias em quadrinhos e na fantasia dos livros infantis, a produção mistura humor e aventura. Para aproximar o universo infanto-juvenil do tema, uma bióloga especializada em controle ambiental prestou assessoria para o seriado.
Angélica em "Flora Encantada"
Angélica vive Flora, uma jovem que recebe – como herança do avô - uma reserva ecológica, situada entre os prédios de uma grande cidade. Apaixonada pela natureza, ela se dedica a preservar o patrimônio dos impulsos destrutivos de Gana Ganância (Fernanda Lobo). A vilã faz tráfico de animais silvestres e espécies ameaçadas, além de comercializar madeiras nobres. Prevenida, Flora sempre carrega sementes, perfumes e poções secretas na bolsa. Com a ajuda dos adolescentes Gafa, primeiro papel de Leonardo Miggiorin na televisão, e Mirim (Cambiro), ela desenvolve seus poderes mágicos e luta para combater a ambição de sua rival.
Além do elenco, a novelinha conta com oito bonecos confeccionados e manipulados pela equipe deQuiá Rodrigues e Renato Spinelli. Joaninja, uma joaninha tagarela mensageira, apoia Flora na batalha contra Gana Ganância. Já Toupeira é um castor dentuço que só se mete em confusão. Amigo da protagonista, o animal anda com um acessório inseparável: seu chapéu de escavador. Flora também é amparada por três flores cantoras, que entoam ditados, provérbios e recados rimados.
Novelinha é dividida em três ambientes: a floresta; a sede da reserva
Mas quando o assunto é Gana Ganância, a bruxa tem uma aliada e tanto: Tanachata, uma hilária formiga, que vive estressada. A voz esganiçada e os cílios articulados com movimentos ágeis são marcas da personagem de pano. A vilã também tem ao seu lado Traça e Papa, dupla de traças que não resiste às páginas dos livros.
Com cenários coloridos, a novelinha é dividida em três ambientes: a floresta; a sede da reserva, onde Flora realiza suas experiências; e a casa da vilã. A cada dia, a produção exibe duas ou três histórias curtas e independentes.
Produção exibe duas ou três histórias curtas e independentes a cada dia
Flora Encantada foi uma novela brasileira infantil que estreou no dia 11 de outubro de 1999, e era transmitida às 10:30 na Rede Globo. O programa era exibido dentro do "Angel Mix", programa apresentado por Angélica, que interpretava a protagonista da série. A produção se tratava de uma novelinha ecológica que transmitia noções de cidadania, preservação da natureza, qualidade de vida, cidadania e solidariedade. A implantação e supervisão da série estavam a cargo da Diretoria de Desenvolvimento de Projetos, sob o comando de Roberto de Oliveira, e fazia parte de um projeto da Rede Globo para criar produtos nacionais de meia hora de duração, que buscassem o equilíbrio entre divertimento e educação.
0 comentários